(Folha de Porteirinha e Região) – O Movimento Salve São José, que luta preservação da histórica Capela Nossa Senhora da Soledade, na comunidade de São José do Gorutuba, em Porteirinha, captou sua primeira emenda parlamentar.
A conquista foi anunciada durante a visita da Deputada Estadual Leninha (PT) à igreja, na tarde da última terça-feira, dia 12 de abril. O valor de R$ 30 mil reais, repassados pela parlamentar, será destinado diretamente para o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Minas Gerais – Iepha.
Segundo Felipe Cardoso Vale Pires, diretor do Iepha, a proposta é que o recurso seja utilizado na contratação de estudos iniciais que determinarão as ações urgentes na igreja, como escoramentos, substituições de partes de cobertura, conforme necessário, e farão o detalhamento executivo dessas ações. Além disso, será feito o planejamento para sua restauração, que é a definição de quais projetos/estudos técnicos devem ser elaborados para garantir a restauração da igreja e requalificação do seu entorno.
Atualmente, o projeto de restauro completo que existe, além de estar desatualizado, é orçado em mais de 1 milhão de reais. Como não existe esse recurso disponível para a obra, a comunidade, igreja e administração municipal ficam impossibilitados de intervirem para evitar que a igreja caia, por se tratar de um bem tombado que requer mão de obra especializada.
Com os estudos que serão feitos a partir dessa emenda, espera-se que o Iepha determine ações emergenciais mais em conta, que possam, de forma paliativa, serem feitas para evitar que a igreja caia.
Apesar do recurso da emenda ser pouco, é o que a igreja precisa no momento, pois sem um projeto emergencial é impossível mexer na estrutura. A partir daí, a proposta é que outras emendas e recursos sejam conquistados para garantir intervenções planejadas.
Ao ser acionada, a deputada Leninha ainda em 2021, se disponibilizou e passou a integrar a comissão do Movimento Salve São José, participar de reuniões, tendo inclusive, intermediado reunião entre o Iepha e o grupo. Na visita à Serra Geral, Leninha também se reuniu o Bispo da Diocese de Janaúba, Dom Roberto, para tratar do assunto.
É importante que o Movimento Salve São José, juntamente com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e demais atores envolvidos acompanhe a elaboração do Termo de Referencia, que vai guiar o objeto da emenda.
Além de Leninha e representantes da Associação da comunidade, também estiveram presentes a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, Maria Helena, os vereadores, Adão Custódio e Ney Antunes, o biólogo Elissandro Nunes, assim como os integrantes do Movimento Salve São José, Geomárcio Silva e Ivo Oliveira, secretário de Turismo de Janaúba.
Para Geomárcio, “este é o primeiro passo para garantirmos, a preservação deste bem, e sua memória, de valor tão importante para a comunidade. Essa capela, faz parte da história das cidades de Porteirinha e Janaúba, e teve fundamental importância no processo de povoamento do norte de Minas Gerais. Esperamos que com esse passo inicial, outras pessoas se mobilizem, para alcançarmos o nosso tão sonhado objetivo, que é a restauração da igreja, e a inserção da comunidade como roteiro turístico norte mineiro.”
SÃO JOSÉ DO GORUTUBA – Oficialmente, a igreja da comunidade de São José de Gorutuba, chama-se Capela de Nossa Senhora da Soledade. Não se sabe ao certo a data de sua construção, mas segundo documentação, existem provas de sua existência desde 1832. O local era o centro de movimentação da região, porém, com a construção da Barragem do Bico da Pedra, a Codevasf desapropriou toda a localidade, sob ameaça de tudo ficar debaixo da água. Com isso, o local ficou abandonado e a igreja segue sendo uma das poucas provas dessa história tão importante da ocupação de nossa região.