Grupo ambiental inova ao lançar balões com sementes no Serrado em Porteirinha-MG.

Reportagem: Rádio Liberdade 87,9FM de Porteirinha-MG.
Publicado em: 20/09/2023 às 14:47.
Última atualização: 24/09/2023 às 19:59.
Visualizações: 1007 Views.
Palavras chave: , , , , .
Anuncio
Rádio Liberdade 87,9 FM de Porteirinha - Grupo ambiental inova ao lançar balões com sementes no Serrado em Porteirinha-MG 2
Estudantes da Escola Estadual Mestre Tomaz Valeriano de Araújo, durante soltura de balões com sementes nativas em Porteirinha. Fotografia: Observatório do Serrado/Divulgação.

Em Porteirinha-MG, o Grupo Observatório do Serrado deu um passo inovador em direção à preservação do meio ambiente ao realizar uma ação ambiental única na comunidade rural do Serrado. O grupo realizou a soltura de balões de ar contendo mais de 3.000 sementes de espécies nativas da mata ciliar do rio Serra Branca, marcando uma iniciativa para a preservação da região.

Entre as sementes lançadas, destacam-se espécies como a aroeira, unha-gato, araçá e barriguda, todas nativas da região. A escolha criteriosa das espécies visa à recuperação das áreas de mata ciliar do Rio Serra Branca, um importante ecossistema que desempenha um papel vital na preservação da biodiversidade e na qualidade da água.

O método utilizado pelo Grupo Observatório do Serrado é simples e eficaz. As sementes são cuidadosamente acondicionadas em balões biodegradáveis e que não agridem o meio ambiente, fabricados a partir de uma substância totalmente natural e que se decompõem rapidamente. Após o lançamento dos balões, eles se desintegram ao tocar o solo, liberando as sementes que, com o auxílio do vento e da chuva, têm a oportunidade de germinar e iniciar o processo de revegetação natural.

A soltura de balões com sementes é uma abordagem inovadora que combina tecnologia e respeito ao meio ambiente, mostrando que a restauração do ecossistema pode ser alcançada de maneira criativa e sustentável.

“Isso faz parte da nossa política de estar presente junto à comunidade. Todas as ações de cunho social ou ambiental são muito importantes para nós”, disse um dos estudantes do Grupo Observatório do Serrado, enfatizando o compromisso do grupo com a preservação ambiental e o envolvimento com a comunidade local.

O Grupo Observatório do Serrado é um núcleo de pesquisa e iniciação científica formado por estudantes da Escola Estadual Mestre Tomaz Valeriano de Araújo que atua desde 2021 com foco a investigar questões socioambientais envolvendo a região do Serrado, Porteirinha-MG. O grupo continua a monitorar o progresso da restauração ecológica, com a esperança de ver o Rio Serra Branca recuperar sua vitalidade e assegurar um futuro mais saudável para as gerações futuras.

Com informações de: Higo Renan Mendes Aguiar — Coordenador do Grupo Observatório do Serrado.

Grupo ambiental inova ao lançar balões com sementes no Serrado em Porteirinha-MG.

Comentários

  1. Iniciativa ilustre! Parabéns ao grupo. Vamos aguardar o sucesso, que, com certeza, muitas sementes se multiplicarão nesse nosso sertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo