Cheia histórica causa alagamentos em Serranópolis de Minas e avança para Porteirinha.

Reportagem: Rádio Liberdade 87,9FM de Porteirinha-MG.
Publicado em: 04/03/2024 às 12:30.
Última atualização: 04/03/2024 às 12:51.
Visualizações: 956 Views.
Palavras chave: , , , , , , .
Anuncio
Casa atingida pela cheia do Rio Mosquito. Fotografia: Defesa Civil de Serranópolis de Minas/Divulgação.

Intensas chuvas atingiram a região da cabeceira do Rio Mosquito em Serranópolis de Minas, no extremo norte de Minas, na noite de domingo (03), o que ocasionou uma cheia histórica no Rio Mosquito na manhã desta segunda-feira (04). O volume de chuvas na cidade nas últimas 24 horas atingiu a marca de 150 mm.

A Defesa Civil local reportou que pelo menos oito casas foram invadidas pelas águas, especialmente aquelas localizadas próximas às margens do Rio Mosquito. Felizmente, não foram registrados feridos, mas duas famílias precisaram ser desalojadas de suas residências por precaução.

Um fator que chama atenção é o nível do vertedouro da barragem do Rio Mosquito, que atingiu um patamar jamais visto, alcançando 2,74 metros, superando os registros anteriores, como o de 2021, que foi de 2,08 metros. Naquela ocasião, o transbordamento do Rio Mosquito causou estragos e deixou moradores desabrigados em Porteirinha. Além disso, as chuvas danificaram duas pontes em comunidades próximas, aumentando os desafios enfrentados pelos moradores.

A equipe da Defesa Civil está monitorando a situação desde as primeiras horas do dia, prestando apoio e suporte para as famílias afetadas, contando inclusive com o auxílio de voluntários.

O alerta agora se estende para a cidade vizinha, Porteirinha, onde a cheia do Rio Mosquito deve chegar nas próximas horas. A Defesa Civil local emitiu um alerta preventivo aos moradores ribeirinhos, orientando sobre os riscos e medidas de segurança a serem tomadas diante do aumento do volume das águas.

Com base na experiência anterior e na magnitude das chuvas, a previsão é que a enchente atinja Porteirinha ainda nesta tarde de segunda.

Moradores das áreas mais baixas da cidade devem estar atentos e tomar as precauções necessárias para garantir a segurança de suas famílias e de seus bens.

A qualquer momento, novas atualizações.

Cheia histórica causa alagamentos em Serranópolis de Minas e avança para Porteirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo