Seminário discute ações de enfrentamento à violência doméstica em Porteirinha.

Reportagem: Rádio Liberdade 87,9FM de Porteirinha-MG.
Publicado em: 09/03/2023 às 13:45.
Última atualização: 09/03/2023 às 14:03.
Visualizações: 627 Views.
Palavras chave: , , , , , , , , , .
Anuncio
Rádio Liberdade FM de Porteirinha - Seminário discute ações de prevenção à violência doméstica em Porteirinha 2
Abertura do Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. Fotografia: Geomárcio Silva.

A semana da mulher começou agitando a sociedade Porteirinhense em torno do tema da implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, assunto velado durante muito tempo, cujo debate se intensifica ano após ano. O Tribunal de Justiça e Fórum da comarca de Porteirinha, realizou na última quarta-feira (08), no Centro Cultural Anísio Santos, o primeiro Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica.

A convite do Juiz de Direito, Rodrigo Di Gioia Colosimo, estiveram presentes os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios de Porteirinha, Catuti, Pai Pedro, Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas, integrantes da comarca, o Promotor de Justiça Renan Levenhagen Pelegrini, o comandante da Polícia Militar, capitão Guilherme Rodrigues Santos, representantes da Polícia Civil, o Diretor do Presídio, o Presidente da OAB Subseção Porteirinha, além de vários representantes da sociedade civil organizada.

O seminário teve como intuito, além de conscientizar as autoridades locais e sociedade civil sobre a responsabilidade social das questões que envolvem violência doméstica na região, estruturar a rede de atendimento e prepará-la para o enfrentamento deste problema social.

Durante todo o dia, cerca de 400 pessoas, entre operadores do direito, funcionários públicos, estudantes e profissionais da rede de atendimento e enfrentamento, participaram de diversos painéis. Durante a manhã, o Capitão da Polícia Militar, Guilherme Santos, fez uma exposição sobre os dados estatísticos sobre violência doméstica dos municípios integrantes da comarca.

Já no período da tarde, ocorreu a palestra da psicóloga de Pai Pedro, Núbia Santos, que apresentou os dados da rede do Sistema Único de Assistente social – SUAS, sobre a violência doméstica da comarca de Porteirinha.

Após, a palestrante convidada Renata Amaral, Presidente da Rede atuante em Montes Claros, trouxe experiências daquela comarca, expondo o tema “a atuação em rede no enfrentamento a violência doméstica”.

Por fim, o Juiz de Direito, o Promotor de Justiça e o Capitão da Polícia Militar responderam às dúvidas e questionamento dos presentes.

Dia Internacional da Mulher.

O Dia Internacional das Mulheres é celebrado, anualmente, no dia 8 de março. A data, criada em 1917 para a celebração da luta pelos direitos das mulheres, é um marco essencial para o reconhecimento e fortalecimento das políticas públicas para o gênero feminino. A comemoração do Dia Internacional da Mulher, ressalta a importância da mulher na sociedade e na história de luta pelos seus direitos. Diferente de outras datas comemorativas, esse foi um dos poucos dias que não foi criado pelo comércio.

Sociedade engajada.

Além do Seminário, durante a noite, o Centro Cultural recebeu o evento: O sucesso usa salto. O encontro teve por objetivo, homenagear as mulheres empreendedoras de Porteirinha, levantar questões referentes ao universo feminino em seus mais variados aspectos, além de promover as palestras sobre a força do empreendedorismo feminino.

O evento, organizado pela ACIPORT Mulher, evidenciou casos de sucesso, contou com apresentações artísticas de música instrumental e homenagens a mulheres da cidade, empreendedoras ou não, mas de destaque na sociedade.

Seminário discute ações de enfrentamento à violência doméstica em Porteirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo