Moradores de Porteirinha observam fenômeno solar que causa círculo de luz no céu.

Reportagem: Rádio Liberdade 87,9FM de Porteirinha-MG.
Publicado em: 08/09/2022 às 12:30.
Última atualização: 08/09/2022 às 10:23.
Visualizações: 311 Views.
Palavras chave: , , , , .
Anuncio
Rádio Liberdade FM - Halo Solar Porteirinha
Halo Solar. Fotografia: Internet.

Um circulo de luz ao redor do sol apareceu no céu e chamou a atenção dos moradores de Porteirinha, na manhã desta quarta-feira (07). Em imagens que circulam em grupos de WhatsApp, mostram algo inusitado ou pouco conhecido entre as pessoas.

O que poderia ser assustador para alguns pode ser maravilhoso para outros, pois o círculo colorido em volta da luz aparenta tranquilidade e paz. Esse não é o primeiro caso, já houveram outras aparições semelhantes à esta, visível de Porteirinha, o fenômeno também é visto em outros lugares do país e do mundo.

Poucas pessoas sabem, mas este fenômeno natural é conhecido por Halo Solar. Trata-se de um círculo de cores que se forma ao redor do Sol, geralmente quando a luz ultrapassa gotículas de gelo suspensas na atmosfera, formando a imagem. O formato circular está ligado à forma hexagonal destes cristais. O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro.

Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.

Em Porteirinha, o Halo Solar abrilhantou ainda mais o feriado de independência. Diversas pessoas presentes nas comemorações ficaram surpresas ao perceberem o fenômeno ao olharem para o céu.

Moradores de Porteirinha observam fenômeno solar que causa círculo de luz no céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo