Festa de Serra Branca em Porteirinha: O Fim de uma Tradição?

Reportagem: Rádio Liberdade 87,9FM de Porteirinha-MG.
Publicado em: 25/07/2024 às 13:30.
Última atualização: 25/07/2024 às 15:23.
Visualizações: 792 Views.
Palavras chave: , , , , , , , .
Anuncio
Rádio Liberdade FM - Festa de Sant'Ana em Serra Branca
Santa missa do trabalhador rural em Serra Branca. (Ano 2022) Fotografia: Geomárcio Silva.

Porteirinha, uma cidade conhecida por suas belezas naturais e riqueza cultural, se vê diante de uma situação preocupante: a Festa de Serra Branca está chegando ao fim?

A Festa de Senhora Santana em Serra Branca é um marco na vida e na história dos porteirinhenses. Realizada anualmente, é um momento de celebração e valorização das tradições regionais. Além da festividade religiosa, a festa inclui apresentações musicais e uma variedade de bares e barracas com artesanato local, especialmente montados para a ocasião, destacando a riqueza cultural não apenas de Porteirinha, mas de todo o sertão norte mineiro.

No entanto, quem esteve na festividade nos últimos dias, até esta quinta-feira (24) notou uma redução no público. A falta de organização, a ausência de atrações de renome, a escassez de recursos financeiros e o crescente desinteresse dos poderes públicos têm impactado negativamente a tradicional festividade, resultando em uma menor adesão do público.

Essa diminuição de participantes representa não apenas uma perda cultural para Porteirinha, mas também uma perda econômica, pois as milhares de pessoas impulsionam o comércio local. Para muitos, a festa é uma oportunidade de reencontrar amigos e familiares, fortalecendo os laços comunitários, já para outros é a oportunidade de complementar a renda familiar.

É o caso do senhor José, que vem do estado da Bahia para vender variedades na festividade: “Eu venho da Bahia todos os anos para participar da festa aqui em Porteirinha, vendendo variedades como bijuterias, roupas e brinquedos. Mas este ano tem sido bem devagar, viu, pouca gente, e aqui é uma oportunidade de ganhar um dinheirinho extra para ajudar nas despesas da casa, né, com menos pessoas eu não consigo vender, aí levo menos dinheiro para casa.”

Já para Karine, que vem de Belo Horizonte para visitar parentes e participar da festividade, comenta que a festa já não é mais a mesma: “Este ano a festa está bem mais tranquila, nem parece aquela festa com aquele tanto de gente de antes. Mesmo assim, vim pela tradição e pela família, que sempre participa todos os anos. Não quero perder a essência de estar presente, sempre que tenho a oportunidade estou aqui.”

Durante uma conversa da nossa equipe com alguns moradores locais, ouvimos relatos de que as mudanças na programação da festividade religiosa afetaram a tradição local, o que fez com que a participação do público, principalmente do público local, diminuísse. Além disso, a falta de divulgação e o fato da festividade cair em dias úteis este ano contribuiu para a menor presença de pessoas.

A Festa de Serra Branca merece continuar sendo um ponto de celebração e encontro para as futuras gerações. A mobilização da comunidade e o apoio de todos é muito importante na preservação da tradição, para que essa celebração não se torne apenas uma lembrança do passado.

“A Festa de Serra Branca está acabando?” É claro que não, mas a continuidade dessa belíssima tradição depende do esforço coletivo para manter viva a chama da tradição.

A Tradicional Festividade de Senhora Santana em Serra Branca, distrito de Porteirinha, acontece até o dia 26 de julho, feriado municipal que marca o dia de Senhora Santana, padroeira do município. Participe!

Festa de Serra Branca em Porteirinha: O Fim de uma Tradição?

Comentários

  1. A bandeira deveria ser levantada na noite que antecede o dia do santo, qualquer santo. No caso de Senhora Santana, o dia é 26 de julho, então a bandeira deveria ser levantada na noite de 25 para 26, como é feito para todos os santos, e não no dia 17 como foi levantada. Outra coisa, a imagem da santa: a original Maria está do lado direito de Senhora Santana, enquanto a imagem grande e linda de hoje está do lado esquerdo.

    Uma tradição linda de mais de 300 anos foi suprimida pelo orgulho e sabedoria dos sacerdotes, que passaram por cima da história, da tradição e dos povos tradicionais de Serra Branca. Lembro-me muito bem de quando, há 10 anos, uma moradora de mais de 80 anos começou a cantar o bendito de Senhora Santana, mas o padre a interrompeu e não a deixou terminar. Pergunte a algum sacerdote se ele sabe cantar o bendito de Senhora Santana, se sabe rezar o Terço de Senhora Santana cantado, se conhece o ritual de entrega e de levantada da bandeira.

    Tudo acabou: o encanto, a tradição, a beleza. Onde antigamente havia milhares de casamentos, batismos, etc. Tente batizar ou casar na missa de hoje lá e veja se consegue.

    Desculpe meu desabafo, é apenas um pouco da história que ouvi dos mais velhos e vejo se perder…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo