Essa segunda-feira (24) iniciou com chuva branda, após um período de estiagem em Porteirinha. Os intitutos, MetSul Meteorologia, Inmet e Climatempo preveem avanço dos temporais no Sudeste do Brasil essa semana.
A concentração de ventos na baixa atmosfera esta favorecendo a formação de nuvens bastante carregadas sobre todo o Sudeste brasileiro, o avanço de uma frente fria, reforça a possibilidade de chuvas relativamente volumosas e pontuais a partir deste domingo (23).
De acordo com a projeção, os maiores acúmulos de chuva devem ocorrer em pontos do estado do Rio de Janeiro, Espirito Santo e, em especial, no território de Minas Gerais. O risco de temporais é alto nas regiões norte mineiras, Zona da Mata, Grande BH e vale do rio Doce.
O INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta agora a pouco, sobre a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milimetros por hora ou até 50 milimetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 quilometros por hora. Ainda segundo o instituto, é baixo o risco de alagamentos, transbordamentos, queda de galhos ou árvores e interrupção no fornecimento de energia. A previsão também é de temperaturas bastante instáveis. Em Porteirinha os termômetros podem marcar temperaturas relativamente baixas, com mínimas chegando a 20°C e ondas de calor de até 34°C, durante a semana.
Os últimos 02 anos foram chuvosos em Porteirinha, e em grande parte do estado. Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, a atuação de um episódio da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) provocou totais diários maiores do que 100 milimetros na cidade, superando as médias históricas, provocando estragos, e deixando moradores desabrigados.
Vale lembrar, que em caso de chuvas fortes e volumosas a população deve ficar atenta e reforçar a sua segurança, a fim de se evitar incidentes e eventuais prejuízos.
Parabéns pela matéria. Falar de chuva é muito relevante, especialmente aqui em nossa região.