A maior usina de produção de energia solar em operação do Brasil e uma das maiores da América Latina foi inaugurada em Janaúba. O evento contou com a presença de representantes do Governo do Estado de Minas Gerais, representantantes do Ministério de Minas e Energia, órgãos federais, municipais, além da participação do CEO da empresa responsavel pelo empreendimento e demais executivos.
O Complexo Solar de Janaúba, Minas Gerais, tem capacidade de geração de 1,2GWp, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de mais de 1 milhão de residências. O empreendimento conta com 20 parques solares em uma área de 3 mil hectares, o equivalente a cerca de 4.300 campos de futebol. No total foram instalados 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos.
As obras do Complexo Janaúba geraram cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 70% da mão de obra contratada foi de moradores da região. A empresa ainda promoveu a capacitação profissional além treinamentos para cada demanda durante a obra. Os treinamentos sempre priorizaram a participação feminina. No curso de Iniciação Profissional em Instalação de Sistema Fotovoltaico, por exemplo, 75% das formadas eram mulheres.
Com um investimento de cerca de R$ 10 milhões em iniciativas de ESG, o Complexo Janaúba tem apoiado diversos projetos para as comunidades e para o meio ambiente. Foram realizadas ações alinhadas em reuniões com a população local, com destaque para a reforma da praça do Distrito do Quem-Quem, principal espaço de lazer da comunidade, a instalação de um dessalinizador para melhoria da potabilidade da água no local, cursos de capacitação financeira para os arrendantes e o lançamento do programa de capacitação de mão de obra feminina para as mulheres da região.
Além dessas iniciativas já realizadas, a empresa tem um projeto de instalação de placas solares para geração de energia no Hospital Regional de Janaúba, que contribuirá para a redução na conta de luz.
O norte de Minas é uma das melhores regiões do país para instalação de usinas solares, o local tem fortes índices de irradiação, pouca nebulosidade potencializando assim, a geração energia elétrica.
“A inauguração do Complexo Solar de Janaúba, o maior do Brasil em operação, é um marco para a o setor de energias renováveis. Reforçamos também nossa qualidade e compromisso na entrega de energia limpa ao país, e a solidez de uma operação robusta e segura, contribuindo para uma transição energética sustentável. Além disso, grande parte da energia de Janaúba já está comercializada, contribuindo significativamente para que nossos clientes atinjam seus objetivos de descarbonização”, afirma Fernando Mano, CEO da Elera Renováveis, empresa responsável pelo empreendimento.
😃😃😃😃😃😃😃😃👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻