As chuvas torrenciais que atingiram Porteirinha durante toda esta quarta-feira (08), colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos. Nesta quarta-feira, a temperatura mínima prevista para a cidade era de 20ºC, com mínimas na casa dos 29ºC, não havia previsão para chuvas fortes. Mas esse cenário mudou devido a presença de uma área de baixa pressão atmosférica, na altura do litoral do Rio de Janeiro, além a presença de um cavado nos níveis médios da atmosfera, que favorecem um canal de umidade entre o norte de Minas, norte do Espírito Santo e sul e oeste da Bahia, que mantem firme as condições de chuva por várias horas.
Na sede do município, o sinal de alerta está aceso, os dois rios que cortam a cidade, o Rio Mosquito e o Rio Sítio Novo, estão cheios, e o esperado é que esse volume aumente ainda mais nas próximas horas. Portanto é importante que as famílias que residam nas margens dos afluentes, estejam atentos ao nível de água nos rios. Também foram registrados alguns pontos de alagamentos pela cidade, uma carreta carregada com pedras apresentou problemas, e interrompeu o trânsito na Avenida Dalton Cunha por alguns minutos, o fato ocorreu na ponte que liga a Vila Kennedy ao Centro, mas logo a passagem foi liberada pela Polícia Militar.
Na região do Serrado, a situação é de desastre. A cheia histórica do Rio Serra Branca, ou Rio do Serrado como é mais conhecido, já desabriga diversas famílias, a água já atinge o telhado de algumas residências naquela localidade, ainda não há informação se há vitimas, em alguns vídeos que circulam pelas redes sociais, moradores lamentam as perdas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, para chuvas intensas e volumosas até a noite de quinta-feira (09). Há condições para acumulados entre 100 e 150 mm nestas áreas, podendo chegar ou até mesmo passar dos 200 mm em alguns pontos. Na sexta-feira (10/12) o risco de chuva mais intensa se mantém para o sul da Bahia e extremo nordeste de Minas. Ao longo do final de semana as condições para chuvas intensas diminuem. De acordo com previsões do Instituto Climatempo, as chuvas devem permanecer pelos próximos dias, apesar disso, as temperaturas devem ficar relativamente altas, na casa dos 20ºC à 29ºC.
As autoridades recomendam:
- Evitar transitar em ruas alagadas;
- Evite atravessar ou se aproximar de rios cheios;
- Se a chuva causou inundações, evite enfrentar correntezas;
- Ficar em lugar seguro e se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores;
- Caso resida em margens de rios e córregos, fique alerta aos níveis de água;
- Evite ruas bloqueadas pela água.
Em caso de dúvidas ou pedidos de ajuda, entre em contato com a Defesa Civil Municipal, através dos números: (38) 3831-1368 ou (38) 99875-3421 e Defesa Civil Estadual: 199. Para eventuais emergências, entre em contato com a Polícia Militar: 190, SAMU – Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência: 192 e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, através do 193.
Veja o vídeo: