Uma pessoa morreu, em um grave acidente de trânsito na MG-120, neste domingo (18). A colisão aconteceu por volta das 21 horas, próximo à comunidade rural de Paciência em Porteirinha.
Segundo populares que estavam no local do acidente, José Aelton da Silva, seguia em uma motocicleta, sentido Porteirinha, quando se deparou com um grupo de cavaleiros sobre a pista de rolamento. O condutor acabou colidindo com um dos cavalos, perdeu o controle da motocicleta e bateu de frente com uma caminhonete Fiat Strada, que seguia no sentindo contrário da via.
Infelizmente o condutor da motocicleta veio a óbito no local do acidente. Os passageiros da caminhonete nada tiveram.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, mais cedo ocorria uma cavalgada próximo ao local, e que possivelmente o grupo de cavaleiros retornava para a cidade. A Polícia ainda informou que acidentes são recorrentes neste trecho, principalmente durante a realização de eventos na comunidade, e que nem sempre são oficialmente comunicados pelos organizadores. Até o momento do fechamento dessa reportagem, nenhum dos integrantes do grupo haviam sido identificados.
Chamamos a atenção para o risco em se conduzir animais por rodovias. Conforme o Artigo 53, inciso II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos de tração animal ou animais de grande porte, conduzidos montados, só podem trafegar em locais específicos, com pouco movimento e no bordo da pista. Tal perigosa prática, pode inclusive sujeitar o infrator, que conduz o animal em situação de risco a terceiros, ao enquadramento nas penas do Artigo 132 do Código Penal Brasileiro, com previsão de detenção, de três meses a um ano, caso o fato não constitua crime mais grave.
O risco é dobrado para os condutores de motocicletas. Adotar medidas de segurança ajuda a evitar incidentes ao trafegar com seu animal perto de estradas movimentadas e cruzamentos.