Rádio Liberdade FM
Tel: (38) 9 9137-2017
Rádio Liberdade FMFesta de Santos Reis reúne fiéis em Porteirinha - Rádio Liberdade FM

LIBERDADE FM AO VIVO

OUÇA A LIBERDADE NO RÁDIOS.NET

Festa de Santos Reis reúne fiéis em Porteirinha

Reportagem: Edinaldo Silva

Fonte: Arquivos da Prefeitura, Palmyra Santos Oliveira.

Fotografia: Fabiano Silva

A tradicional festa de Santos Reis está na sua 109ª edição a festa centenária é realizada em Porteirinha, cidade com pouco mais de 37 mil habitantes no extremo Norte de Minas.

Centenas de fiéis lotam a igreja para as comemorações que relembram a importância dos Reis Magos, conduzidos por uma estrela, até o nascimento do menino Jesus. As festividades de Santos Reis em Porteirinha teve início no dia 28 de dezembro e vai até o  próximo dia 06 de janeiro de 2020, com o tema:  “Discípulos e Missionários Caminhando com Santos Reis em Busca da Unidade”. 

CONHEÇA A HISTÓRIA: A festa é realizada, tradicionalmente, todos os anos, desde 1911, na Igrejinha de Santos Reis, localizada em um morro em Porteirinha, de onde é possível avistar toda a cidade. A Igreja faz parte do Patrimônio Histórico Municipal, e mesmo sendo centenária, preserva a maior parte de suas características originais. É, sem dúvida, uma das mais importantes expressões da cultura popular e da religiosidade do município.

A devoção a Santos Reis começou há mais de 100 anos em Porteirinha, quando o Sr. Manoel Patrício de Souza Gomes, o sêo Nezinho, fez uma promessa aos reis magos Belchior, Gaspar e Baltazar de que, se chovesse em Porteirinha naquele desolador período de seca, no fim do ano de 1909, ele construiria uma igrejinha no morro. Assim foi feito. Conforme o livro “Porteirinha: memória histórica e genealogia”, de Palmyra Santos Oliveira, a chuva veio, molhou a terra que estava muito seca e alimentou o rio, que beneficiou muitas famílias que dele precisavam. Sêo Nezinho, então, mandou erguer, no ano de 1911, a sólida igreja que permanece até hoje na paisagem da cidade.

Além da programação religiosa, a festa, que conta com inúmeros visitantes por sua tradição, ainda é abrilhantada pela Folia de Reis que contribui para o destaque folclórico da festa.

O dia 06 de janeiro é feriado municipal em Porteirinha em homenagem aos Santos Reis.