Porteirinha-MG
| (38) 9 9137-2017
Carregando ...

Festas religiosas

SERRA BRANCA É UMA FESTA

Serra Branca, e povoado em Porteirinha. Onde se comemora a festa em louvor à Senhora Sant’Ana é tradicionalíssima, remontando há quase 250 anos.

O local é deserto durante todo o ano, mas abriga população flutuante imensa durante os nove dias de festejos, sendo ponto de convergência da população de praticamente todos os municípios da região da Serra Geral, no extremo norte do Estado.

As famosas e já extintas revistas Manchete e O Cruzeiro sempre mandavam equipes para cobrir o evento festivo, principalmente em decorrência de um fato inusitado que ali ocorria: os casamentos coletivos.

De uns tempos para cá, todavia, a festa religiosa tem-se transformado em acontecimento laico e profano, onde pontificam grandes bares e dancings, que funcionam freneticamente em regime de full time.  Com efeito, os casamentos coletivos, lamentavelmente, já não mais são celebrados.

Apesar das transformações havidas, Serra Branca – que foi palco das filmagens de boa parte do seriado roseano “Grande Sertão: Veredas” – continua exercendo um grande fascínio nas pessoas que a visitam.  Vale a pena conferir…

Cortejo de noivos para o casamento coletivo em Serra Branca, na década de 70